sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Nos últimos 30 anos existiram fontes de energia primária que cresceram na sua utilização mundial e outras que decresceram. Dá dois exemplos das que cr

Petrolio.
Agua

Consequências Ambientais do Consumo elevado de Energia?

O petróleo é a principal fonte de energia do mundo. Junto com o gás natural, na verdade um subproduto da indústria do petróleo, ele alimenta mais de 60% das necessidades energéticas das economias industriais. Apesar do enorme esforço científico e tecnológico desenvolvido nos últimos 30 anos para encontrar fontes alternativas, ainda não foi encontrada fonte de energia, com custos comparáveis ao petróleo, que possa substituí-lo. O mundo industrial continua dependendo do óleo negro para mover a logística de transporte, que permite levar a produção aos mais diversos rincões do planeta, e, com a emergência das centrais térmicas alimentadas com gás natural, também para o suprimento de eletricidade.

abastecimento de energia primária é maior em que regiões?

Portugal está assim perante uma reduzida diversificação da oferta energética primária, aliada à escassez de recursos próprios, que conduz a uma maior vulnerabilidade do sistema energético às flutuações dos preços internacionais, nomeadamente do preço do petróleo, exigindo esforços no sentido de aumentar a diversificação.

Define energia primária

Energia primária» é o recurso energético que se encontra disponível na natureza (petróleo, gás natural, energia hídrica, energia eólica, biomassa, solar). Exprime-se normalmente, em termos da massa equivalente de petróleo (quilograma equivalente de petróleo - kgep - ou tonelada equivalente de petróleo - tep). Há formas de energia primária (gás natural, lenha, Sil) que também podem ser disponibilizadas directamente aos utilizadores, coincidindo nesses casos com a energia final.

Define recursos energéticos.

Recursos naturais são elementos da natureza com utilidade para o Homem, com o objetivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia do Sol e do vento. Já a água, o solo e as árvores que estão sendo considerados limitados, são chamados de potencialmente renováveis. E ainda não renováveis, como o petróleo e minérios em geral.

Define fontes de energia. Dá 3 exemplos.

Energia Nuclear / Atómica
ð A que se encontra armazenada nos núcleos atómicos e se liberta por cisão (fissão) dos núcleos pesados, ou por síntese (fusão) dos núcleos leves. Constitui a forma de energia mais moderna e de maior rendimento com que conta o homem para o seu serviço. Actualmente é utilizada para a obtenção de electricidade, de isótopos radioactivos, em Radiologia, em Medicina, etc.




Energia hidroeléctrica
ð Nome que se dá à corrente eléctrica industrial que se destina à iluminação, à impulsão de motores, produção de calor, etc. Em geral é obtida em centrais hidroeléctricas, aproveitando as diferenças do nível da água, ou em centrais térmicas, mediante a utilização de um combustível adequado. A unidade de potência eléctrica é o watt, que equivale a um joule por segundo; na prática emprega-se o quilowatt, equivalente a mil watts.



Energia Eólica
ð É aquela que aproveita o vento, ou seja, o ar em movimento. É a mais económica de todas as formas de energia e uma das primeiras utilizadas pelo homem.

Define energia Potencial e cinética

Energia potencial - energia associada aos corpos, mas em condições de ser aproveitada.

Energia cinética - energia associada ao movimento dos corpos

Dá um conceito de energia.

A energia é tudo o que produz ou pode produzir acção, podendo por isso tomar as mais variadas formas: Energia mecânica, calorífica, gravítica, eléctrica, química, magnética, radiante ,nuclear, etc. É tudo energias.
ð A energia não se cria nem se destrói, apenas se transforma, da qual o homem pode aproveitar e extrair da natureza e sem a qual não consegue viver. Durante muito tempo só o ouro e as pedras preciosas eram considerados riqueza, hoje são os recursos energéticos que determinam a riqueza dos países, mas o consumo de energias foi tão devastador, que aumentará cerca de 46% até 2010 que levará á sua existência apenas algumas dezenas de anos. Presentemente 85% de energia gasta em todo o mundo provém do petróleo e do carvão.
ð O petróleo para alem de esgotável a breve prazo é prejudicial ao ambiente.
ð O carvão é mais abundante do que o petróleo (tem reservas para mais de 200 anos ) mas é ainda mais poluente, do que o petróleo.
ð O gás é menos poluente mas o seu transporte quer em pipeline quer em navios – tanque é muito dispendioso.

o melhor da semana

Aspectos positivos: Assim não há tanto stress com todas as pessoas ao monte.


Aspectos negativos: Não existe.


Não sei

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

campeonadto eco ´08

Aspectos positivos: As pessoas deixam de utilizar telemóveis e fanes e coisas assim que emitem radiações para o corpo humano

Aspectos negativos: Dessa maneira os adolescentes e as pessoas que gostam, muito disso começam a ficar chateadas.

Devia haver uns telemóveis que não emitissem tanta radiação.

centros inpresariais solares

Aspectos positivos: durante a noite as impressas que desligam as luzes poupam energia.


Aspectos negativos: mesmo desligando a luz as maquinas estam a consumir energia.



Devia de haver uma bateria que desliga-se as luzes e as maquinas durante a noite e de dia não gasta-se tanta.

Iluminação a LDE´s

Aspectos positivos: Poupa-se mais energia e as pessoas compram mais.

Aspectos negativos: Os preços são muito elevados e nem todas as pessoas podem comprar.


Devia-se de baixar os preços das lâmpadas para todas as pessoas poderem fazer alguma coisa pelo ambiente

Ecras ecologicos

Aspectos positivos: É bom haver ecrãs assim porque desta forma existe mais pessoas a utilizar a energia solar.


Aspectos negativos: Nos dias que não existe sol esse ecrãs não servem de muito.


Devia de haver uma bateria para armazenar energia.

A casa do futuro

Aspectos positivos: As canalizações da casa do futuro vão servir para que não se desperdice tanta água.

Aspectos negativos: a sujidade da água pode ficar retida e depois começa a cheirar mal e depois isso atrai os animais.

Uma ideia eficiente: na casa do futuro devia de haver um sistema que armazena-se a energia para não haver desperdício.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Quais os dez lagos mais poluídos do mundo?

A estimativa é muito mais precisa do que a previsão anterior da AIE, de novembro passado, alertando que na tendência atual a China iria superar os Estados Unidos antes de 2010.

'Neste ano ou no próximo', disse Birol à Reuters ao responder a pergunta sobre quando a China vai superar os EUA.

A AIE é conselheira para questões de energia de 26 países desenvolvidos e Birol é responsável pelo relatório anual da entidade sobre o setor (World Energy Outlook).

O fato de liderar o ranking dos maiores emissores de carbono poderá pressionar Pequim a ser mais ativa na questão da mudança climática.

Dados recentes mostram que a China está construindo usinas termelétricas alimentadas com carvão à média de 1 a cada 4 dias, disse John Ashton, funcionário de alto escalão do Ministério de Relações Exteriores britânico.

A energia gerada por fontes fósseis, como o carvão, é um dos fatores que aumentam o efeito estufa.

O governo chinês tem a difícil missão de ajustar um crescimento de 10 por cento ao ano com preocupações ambientais e necessidades de aumento de energia.

Birol afirmou que o rápido crescimento da China coloca em suspenso os esforços do Ocidente em combater as mudanças climáticas.

'O que fazemos na Europa é feito com boas intenções, uma coisa ética, mas se você coloca essas ações em termos de números seu impacto é muito limitado', disse Birol.

A China, por ser um país em desenvolvimento, ficou de fora da lista de países que se comprometeram no Protocolo de Kyoto a reduzirem as emissões de gases causadores do efeito estufa, assim como outros países emergentes.

Os EUA possuem uma meta de redução, mas se recusaram a assinar o protocolo, que já está em vigor.

Há pressão dos países desenvolvidos para que as nações em desenvolvimento como a China, a Índia e o Brasil participem com metas de redução de emissões da próxima rodada de metas, ainda em discussão.

Quais os dez lagos mais largos?

Está localizado no braço ocidental do Grande Vale do Rift, a uma altitude de 782 m, estende-se por 673 km numa direcção aproximadamente norte-sul - é o lago mais longo do mundo sem contar o Mar Cáspio -, com uma largura média de 50 km e tem uma profundidade máxima de 1470 metros (entre 3° 20' to 8° 48' S e 29° 5' to 31° 15' E). Estima-se que este lago seja o segundo mais antigo e mais profundo do mundo, depois do Lago Baikal na Sibéria (e o mais profundo de África). Cobre uma área de 32.900 km², tem uma linha de costa de 1.828 km e uma profundidade média de 570 m; o seu volume é estimado em cerca de 18.900 km³.

Quais os dez rios mais poluídos do mundo?

O rio mais poluído do mundo é o rio Citarum, que fica próximo a Jacarta, capital da Indonésia. O Citarum é bem mais poluído do que o Tietê.
Mais de 500 fábricas, muitas delas de produtos têxteis que exigem tratamento químico específico segundo as regulamentações internacionais, não o fazem, lançando "in natura" produtos químicos altamente tóxicos no rio. Enquanto os produtos químicos tóxicos fazem seu passeio rio abaixo, os detritos humanos (lixo) de todos os tipos são adicionados a eles. Nas cidades que margeiam o rio, não há absolutamente nenhum tratamento de esgoto ou coleta de lixo. O rio resolve. Vai tudo lá pra dentro.